Este trabalho visa compreender como são construídos os projetos de vida dos e das estudantes do ensino médio, mediante a análise de grupos focais com estudantes de estabelecimentos com distintas características nas regiões Metropolitana e Biobío. Esta análise esteve focada na associação entre distintas esferas da vida e lógicas de ação nos projetos jovens em diferentes posições. Os resultados mostram a permanência de padrões dominantes relativos à vida adulta, ao mesmo tempo que são observadas marcadas diferenças relacionadas com o gênero e a classe.
Palavras-chave:
curso de vida, juventude, expectativas, desigualdade, subjetividade
Biografia do Autor
Ismael Puga Rayo, Universidad Central de Chile
Profesor Asociado de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Central de Chile. Doctor en Sociología. Correo electrónico: ismael.puga@ucentral.cl
Raúl Atria Benaprés, Universidad de Chile
Profesor Asociado de la Escuela de Sociología de la Universidad de Chile. Máster en Sociología. Correo electrónico: ratria@u.uchile.cl
Rodrigo Fernández Albornoz, Observatorio de la Educación Superior
Observatorio de la Educación Superior, Consorcio de Universidades del Estado. Magíster en Economía Aplicada. Correo electrónico: rfernandez@u.uchile.cl
Camilo Araneda Carrasco, Licenciado en Sociología
Licenciado en Sociología. CAMICorreo electrónico: caranedacar@gmail.com
Puga Rayo, I., Atria Benaprés, R., Fernández Albornoz, R., & Araneda Carrasco, C. (2018). Projetos de vida e oportunidades no ensino médio. Novas demandas sociais ao sistema escolar chileno. Última Década, 25(47), pp. 118–153. Recuperado de https://monitoraraucano.uchile.cl/index.php/UD/article/view/48532